Encontre um local claro, regue com frequência no verão e faça a poda no outono. Três dicas simples para cuidar da sua dipladênia, planta trepadeira nativa dos países da América Central que também pode ser cultivada na varanda de casa.
Reconhecida por suas flores em forma de sino em tons de branco, rosa e vermelho, a dipladenia é uma planta ornamental pertencente à família Apocynaceae e nativa dos países da América Central. É uma planta trepadeira , utilizada para embelezar terraços e varandas, pérgulas e jardins. Existem quase duzentas variedades de dipladenia , ou mandevilla , algumas delas são mais adequadas para cultivo em ambientes fechados, como a dipladenia rosea , enquanto outras são mais adequadas para cultivo ao ar livre, como a dipladenia williamsii .
De qualquer forma , cuidar desta planta é muito simples , desde que seja regada regularmente na estação mais quente, garantindo-lhe uma posição luminosa e temperaturas amenas.
Características da planta
A Dipladenia destaca-se não só pelas suas flores em forma de sino e de tamanho generoso (até 5 cm de diâmetro), como também pelas suas folhas de um verde intenso e brilhante , que não passam despercebidas. Tendo em conta a sua origem, não é de estranhar que esta planta seja um verdadeiro cipó tropical adornado com flores magníficas e que, dando-lhe o suporte certo, pode embelezar um recanto do jardim ou terraço da casa.
clima e localização
A Dipladenia aprecia o clima ameno e não tolera temperaturas muito baixas ou muito altas. A temperatura ideal para poder crescer é de cerca de 21°C, por isso no verão deve ser protegida à sombra se o clima tende a calor escaldante. Nos meses de inverno, porém, a dipladênia deve ser mantida em temperatura entre 10 e 14°C, iluminada com luz natural, em local protegido do frio. O melhor local para colocar esta planta é uma área iluminada , tanto dentro quanto fora de casa, de acordo com as estações e temperaturas.
Solo e fertilização
O solo ideal para o correto desenvolvimento desta trepadeira é uma mistura de terra de jardim, turfa, areia e folhas . O importante é que o solo seja rico em substâncias orgânicas, caso contrário pode-se adicionar húmus ou adubar na primavera e no verão.
quando regar
Dipladenia precisa ser regada com frequência, principalmente no verão. Deixe o solo secar entre uma rega e outra, sem se preocupar muito com a planta que tolera facilmente curtos períodos de seca. Para garantir a umidade, você pode colocar cascalho úmido no pires e borrifar as folhas com água no final da noite.
Floração
O período de floração da dipladenia é no final da primavera e a boa notícia é que as flores continuam a se desenvolver até a chegada do outono. Certifique-se de colocar a planta em um local fresco no inverno, para desfrutar de uma floração abundante no verão.
poda
A dipladênia deve ser podada no outono , em pleno repouso vegetativo. A poda da planta ajuda a favorecer o desenvolvimento lateral de ramos, folhas e flores, além de dar a forma desejada à própria planta.
Problemas e doenças
Se notar que as folhas da sua dipladênia estão começando a ficar amarelas e cobertas de pequenos pontos escuros, pode significar que ela foi atacada pelo ácaro vermelho , um ácaro que também pode se tornar prejudicial se você não intervir prontamente com um produto específico. Outra intervenção que você pode fazer é aumentar a umidade da planta , pois é justamente o ar seco que favorece a proliferação desse ácaro.
Se você notar manchas esbranquiçadas , o ataque provavelmente vem da cochonilha algodonosa que você pode remover com uma bola de algodão embebida em álcool desnaturado ou com um inseticida específico se a infestação já for extensa.
Se aparecerem manchas marrons , talvez a planta tenha sido pouco regada ou exposta ao sol direto. Preste atenção também nas folhas penduradas : se acontecer na estação mais fria pode ser um problema de temperatura (muito baixa), então leve a planta para um local mais abrigado