O dente-de-leão, conhecido pelo nome comum de dente-de-leão, é uma planta muito comum na Itália, e é utilizada na medicina tradicional há séculos devido às suas incríveis propriedades, que hoje em dia são quase desconhecidas ou subestimadas.
O dente-de-leão também pode ser utilizado na culinária, sendo adicionado a pratos e saladas. Ele é rico em vitaminas (cerca de duas vezes mais que espinafre e tomate). Possui excelentes propriedades diuréticas que estimulam a produção de bile. Além disso, ele limpa o fígado, combate alergias e regula os níveis de colesterol.
O dente-de-leão é um suplemento alimentar ideal para mulheres pós-menopausa ou grávidas. É rico em beta-caroteno e uma ótima fonte de minerais e vitaminas.
Ajuda a regular o metabolismo e a limpar o estômago e o sangue. Com as flores de dente-de-leão, pode-se preparar uma infusão benéfica que limpa o trato digestivo, purifica o sangue e alivia a tosse.
Colha algumas plantas de dente-de-leão e seque as folhas. Despeje-as em uma xícara de água fervente e deixe descansar por pelo menos 20 minutos. Coe e beba, adoçando apenas com mel.