Como Podar Madressilva

As madressilvas são plantas bonitas e perfumadas que crescem na forma de arbustos e trepadeiras. No entanto, crescem muito rapidamente e podem dominar outras plantas pequenas em seu jardim. Para conter seu arbusto ou trepadeira de madressilva, ou controlar uma planta de madressilva muito crescida, é necessário fazer podas anuais.

Método 1: Poda de um Arbusto de Madressilva

Passo 1: Pode o arbusto entre abril e junho.

É melhor esperar até depois da época de floração para garantir que os galhos estejam produzindo flores. Após a floração da planta, procure por galhos que não produziram folhas ou flores. Evite podar a planta durante a época de floração, pois isso pode interromper o crescimento e fazer com que as flores murchem prematuramente. Desinfete suas tesouras de poda com álcool ou água sanitária antes de usá-las para reduzir a propagação de pragas e doenças.

Passo 2: Remova quaisquer galhos mortos, danificados ou doentes.

Procure ao redor do arbusto por galhos mortos que não tenham folhas ou não produziram flores. Faça uma nota das áreas onde os galhos quebraram ou dobraram. Ao redor da base da planta, procure por galhos que tenham insetos ou folhas murchas. Corte galhos infectados e quebrados antes de “modelar” o arbusto removendo galhos saudáveis.

Passo 3: Segure as tesouras de poda em um ângulo de 45 graus.

Cortar em um ângulo ajuda a água a escorrer e evita o risco de podridão do caule. Tente não cortar os galhos em linha reta, pois isso pode matar o resto do galho devido ao acúmulo de água na superfície, o que atrai insetos para se alojarem nos galhos. Sempre use tesouras de poda afiadas ou tesouras longas para evitar que pequenas rachaduras se formem nos galhos.

Passo 4: Corte os galhos 1⁄4 de polegada (0,64 cm) na frente de um broto.

Deixar um pequeno pedaço do galho antigo estimulará o rebrote. Para encontrar um broto, procure uma área onde uma folha ou outro galho se encontra com o galho que você deseja cortar. Esta é uma área onde ocorre o crescimento. Se alguma parte do galho estiver extremamente danificada ou doente, corte-o de volta a um galho principal saudável no centro do arbusto, também chamado de “galho pai”.

Passo 5: Remova alguns galhos do meio para aumentar a luz e a circulação de ar.

Selecione alguns dos caules longos e saudáveis na porção central do arbusto e poda-os para um broto perto do centro do arbusto. Isso permitirá que mais luz solar e ar penetrem no meio e na parte inferior do arbusto, incentivando o crescimento adicional. Evite remover mais de ⅓ dos galhos saudáveis do seu arbusto de cada vez, mesmo que esteja muito crescida. Se você tiver muitos galhos longos no topo do arbusto, pode ser queira podar alguns deles para o centro do arbusto. Isso também pode aumentar a quantidade de luz solar que atinge a parte inferior do arbusto.

Método 2: Manutenção de uma Trepadeira de Madressilva

Passo 1: Pode a trepadeira levemente no final do verão para dar forma a ela.

As trepadeiras de madressilva podem crescer rapidamente e se espalhar bastante durante a época de floração. Após a temporada terminar, dê forma à planta para um tamanho mais gerenciável. Durante os primeiros anos de crescimento de uma trepadeira de madressilva, evite cortar mais de 1/3 dos caules. Cortar muitos caules da planta pode fazê-la morrer.

Passo 2: Retire ou apare quaisquer caules mortos e flores murchas antes de podar.

Use suas mãos ou tesouras de poda para remover quaisquer folhas marrons ou flores restantes da trepadeira antes de começar a dar forma a ela. Isso lhe dará uma ideia melhor do tamanho e da forma da sua trepadeira e pode chamar sua atenção para áreas onde a trepadeira precisa de mais água, luz solar ou circulação de ar.

Passo 3: Remova os caules emaranhados no topo da trepadeira.

A parte superior da trepadeira tende a ser mais emaranhada do que a parte inferior, e cortar os caules aqui promove o crescimento mais tarde na temporada. Corte apenas os caules emaranhados e trabalhe lentamente na parte inferior da trepadeira. Se você quiser redirecionar a trepadeira, apare mais de um lado da planta para incentivar o crescimento na direção oposta. Evite cortar qualquer caule da parte inferior de plantas mais jovens, pois este “crescimento antigo” tende a sustentar a planta. Sem ele, a trepadeira pode morrer.

Passo 4: Use um par de tesouras de poda afiadas para cortar logo acima de um nó foliar.

Os nós foliares são a parte de um caule onde a folha começa a se formar a partir de um “caule pai”. Segure suas tesouras em um ângulo de 45 graus no nó e faça um corte limpo em toda a extensão do caule. Não importa onde você esteja cortando, use esta técnica para prevenir doenças e pragas que possam atacar a trepadeira.

Método 3: Poda de uma Madressilva Super Crescida

Passo 1: Espere até o inverno para podar uma madressilva super crescida.

Durante o inverno, os arbustos e trepadeiras de madressilva estão dormentes, e podas mais severas não prejudicarão a planta. Mire para o início do inverno para evitar o período de floração, mas podar no final do inverno também é aceitável, contanto que a planta não tenha nenhum novo crescimento. Podar no inverno também tende a aumentar a floração nos anos

seguintes, pois os galhos podem se curar completamente antes de florescerem.

Evite podar severamente a madressilva mais do que 1 vez a cada 2-3 invernos. Podas excessivas podem matar o arbusto.

Passo 2: Corte as plantas super crescidas a cerca de 30 cm do chão.

Usando uma serra de mão ou tesouras grandes, apare todos os caules para que reste apenas cerca de 30 cm de crescimento. Ela continuará a crescer, mas a planta não produzirá flores por mais 1-3 anos. Neste caso, é aceitável cortar até mesmo os galhos mais antigos e espessos. Eles formarão a maior parte do arbusto restante e produzirão novo crescimento nos anos seguintes.

Passo 3: Remova apenas ⅓ dos galhos se você quiser que a planta floresça naquele ano.

Para uma rejuvenescimento mais gradual da planta, remova apenas ⅓ dos galhos, começando pelo topo do arbusto e trabalhando até a parte inferior. A planta ainda produzirá flores a partir dos galhos restantes na primavera seguinte. Neste caso, você removerá ⅓ dos galhos a cada inverno por 3 anos seguidos, até que o arbusto tenha um tamanho razoável.

Leave a Comment