
O Cato de Natal< , por vezes chamado Cato da Páscoa< ( Schlumbergera bridgessii< ), é uma bela planta de casa com flores de inverno que dá um toque de cor a quase todos os interiores.
Esta planta bem conhecida não é apenas fácil de cuidar, mas também é fácil de propagar e pode ser feita para florescer continuamente com truques simples.
Os cactos de Natal podem ser propagados cortando um pequeno segmento em forma de Y das pontas do caule. O segmento só deve ser retirado de uma parte saudável da planta.
Plante o segmento cortado a cerca de um quarto do seu comprimento numa terra para vasos ligeiramente arenosa. Humedeça a terra do vaso uniformemente e coloque-a num local luminoso, mas longe da luz solar direta.
Para produzir raízes para novas plantas, corte os rebentos das pontas na segunda junta de cada planta. A parte cortada deve mostrar sinais de crescimento após algumas semanas, após as quais pode ser transferida para outro vaso com uma mistura de terra, composto e areia.
Como curar o cato de Natal para a floração
Não são necessários cuidados especiais, mas bastam pequenos truques para garantir uma floração saudável e luxuriante do cato de Natal.
Esta imagem tem um atributo alt vazio; o seu nome de ficheiro é image-17-1024×683.png
Esta planta adapta-se facilmente a condições de pouca luz, mas produz mais flores quando colocada em ambientes mais luminosos. Cuidado: A luz direta do sol pode queimar as folhas, por isso coloca a planta num canto bem sombreado mas com luz.
A rega é muito importante para o cato de Natal. A planta necessita de rega frequente e abundante na primavera e no verão para manter o solo sempre húmido, mas sem estagnação de água.
Regar frequentemente e deixar secar a terra do vaso, mas nunca completamente. Uma rega excessiva pode provocar o apodrecimento das raízes.
O cato de Natal prefere temperaturas entre 15°C e 21°C e uma humidade média. Pode ser uma boa ideia colocar um tabuleiro de seixos cheio de água debaixo do vaso do seu cato de Natal para aumentar a humidade.
Uma vez terminada a floração do seu cato de Natal (geralmente no outono), deixe a planta completar o seu ciclo de dormência, reduzindo a frequência da rega e da luz. Certifique-se de que a planta recebe pelo menos 12-14 horas de escuridão e uma temperatura entre 10°C e 12°C. Mantenha a planta afastada de fontes de calor (como fogões ou radiadores) e de correntes de ar frio.
Com os devidos cuidados, o cato de Natal pode surpreender-nos com ciclos de floração frequentes e inesperados.