Com suas flores variando do lilás ao azul, a hortênsia é uma planta muito bonita para cultivar, mesmo em vasos. Talvez você não saiba, mas suas cores também podem depender da acidez do solo. A hortênsia não gosta de exposição direta ao sol, preferindo a sombra; requer muita água, mas não a da torneira de casa, e precisa de poda em momentos específicos do ano. Vamos ver como fazer com que cresça nas melhores condições e como cuidar dela.
A hortênsia é uma planta que deve ser cultivada em vasos ou no jardim, colocada em uma área sombreada ou de meia-sombra. A hortênsia (Hydrangea macrophylla) é uma planta ornamental de origem asiática, que prefere sombra e solo rico. Uma planta que não requer cuidados particulares: resiste bem ao inverno e, na primavera, produz flores que são uma verdadeira explosão de cores. De fato, a hortênsia faz parte das plantas esciófilas, ou seja, todas aquelas plantas que não gostam de exposição direta ao sol. Portanto, se você não tem um gramado ou uma varanda voltada para o sul ou leste, ainda poderá ter flores garantidas graças a essas plantas (além da hortênsia, a camélia, a astrância, a campânula, o viburno e a maioria das samambaias) que também são boas na sombra.
Como Cultivar Hortênsias
As hortênsias podem ser cultivadas a partir de sementes, estacas ou comprando uma planta no viveiro e plantando-a. Se você já tem uma, pode colher as sementes uma vez que as flores murcharem e as pequenas cápsulas verdes que contêm as sementes estiverem maduras. Em seguida, colha as cápsulas e deixe-as secar em um local fresco e seco por alguns dias.
Quando Cultivar Hortênsias
A melhor época para plantar uma hortênsia coincide com o outono, entre outubro e novembro, e com a primavera, entre março e abril. Se você quiser plantar uma hortênsia a partir de estacas, o melhor período é o outono, ainda melhor se esta operação for feita em outubro.
Solo e Rega
Para cultivar hortênsia, escolha um solo acidófilo. Lembre-se de que a terra deve estar sempre úmida. A hortênsia, mesmo que permaneça na sombra, requer muita água, especialmente quando floresce, mas sempre preste atenção à água estagnada e à possível presença de calcário, pois sua planta pode correr o risco de morrer. No mais, regue-a diretamente nas raízes, até duas vezes ao dia durante o verão.
Temperatura e Exposição
Como mencionei anteriormente, você deve evitar expor sua hortênsia diretamente à luz solar: a planta prefere ser colocada em meia-sombra, com um clima fresco e úmido, graças à rega abundante, e uma temperatura que deve girar em torno de 18 graus. Da mesma forma, preste atenção aos períodos muito frios: durante o inverno, é recomendável cobrir o solo realizando a chamada cobertura morta, para que a hortênsia possa resistir mesmo à estação mais rigorosa.
Como Cultivar Hortênsias em Vasos
Se, por outro lado, você decidiu cultivar hortênsias em vasos, saiba que o vaso deve ser grande o suficiente para acomodar a planta, proporcionando espaço suficiente para ela crescer. Certifique-se de que o vaso tenha furos de drenagem na parte inferior para permitir que o excesso de água escoe. Recomenda-se um diâmetro de vaso de pelo menos 30-40 cm para acomodar uma única planta de hortênsia. Existem algumas variedades de hortênsias que são mais adequadas para cultivo em vasos: hortênsia dos Açores e hortênsias paniculadas.
Como Cuidar das Hortênsias
O cuidado com esta planta depende muito da variedade específica e das condições ambientais em que crescem. Você precisa prestar atenção às necessidades específicas de cada variedade de hortênsia. Um exemplo? Algumas podem exigir mais poda, enquanto outras podem ser mais resistentes ao frio ou à seca.
Rega
Como muitas plantas, as hortênsias também precisam de rega adequada. Mantenha o solo consistentemente úmido, mas não encharcado. Evite o ressecamento excessivo do solo e também o encharcamento. A irrigação por gotejamento ou no pé é preferível para evitar molhar as folhas e flores, pois isso pode contribuir para o aparecimento de doenças fúngicas.
Poda
A poda também varia dependendo do tipo de hortênsia que você tem. As hortênsias dos Açores florescem nos ramos do ano anterior, então devem ser podadas após a floração para incentivar novos brotos que florescerão no ano seguinte. Já as hortênsias paniculadas florescem em ramos novos e podem ser podadas no inverno ou na primavera. Em qualquer caso, lembre-se de remover galhos secos e danificados em qualquer época do ano.
Poda
É suficiente podar a hortênsia duas vezes por ano, começando em fevereiro, uma vez que o período de geada tenha passado e antes da floração da primavera. Para fazê-lo da maneira mais correta, você deve remover os galhos mais fracos, a fim de afinar um pouco a planta. Em seguida, corte os caules que produziram flores na última temporada, até a metade de seu comprimento, tomando cuidado para não cortar os novos brotos. Uma segunda poda, menos exigente, deve ser feita no final da floração, por volta do final de setembro, cortando apenas os maiores galhos e usando as folhas que já caíram para cobrir as raízes em vista da diminuição das temperaturas.
Fertilização
O período de fertilização é concentrado na primavera, entre março e abril, e no verão, entre junho e julho, e o principal objetivo de uma boa fertilização é apoiar a floração da planta. Como a hortênsia é uma planta que adora potássio, você precisará obter um fertilizante para plantas acidófilas ou um fertilizante rico nesse mineral.
Floração
Aqui também, a floração das hortênsias varia de acordo com a espécie e variedade. Geralmente, começa na primavera ou verão, mas pode continuar até o outono. Algumas variedades são capazes de produzir flores até no inverno, quando o clima é temperado. Em geral, florescem entre a primavera e o verão e suas cores são: branco, rosa, azul, roxo, vermelho, verde ou até multicoloridas.
Cultivo de Hortênsia em Vasos
Se você deseja cultivar uma hortênsia em um vaso, adquira um de tamanho modesto (com diâmetro de 50-60 cm) e sempre preste muita atenção à quantidade de água que você dá à planta, porque, como mencionado acima, a hortênsia requer muita água, mesmo que nunca seja posicionada em exposição direta ao sol. Em seguida, regue à noite ou no início da manhã. Se puder molhá-la duas vezes ao dia, dividindo a quantidade de água, melhor ainda. Não use água da torneira se já souber que é dura, ou seja, muito calcária. Para remediar isso, você pode adicionar meio copo de vinagre e deixar a água descansar por pelo menos um dia.
Como Cuidar das Hortênsias no Inverno
Durante a estação mais fria, proteja a hortênsia das mudanças bruscas de temperatura. Envolva a base das plantas com uma camada de cobertura morta ou palha para isolar as raízes do frio. Você também pode cobrir as hortênsias com um tecido protetor ou capa de lã para protegê-las da geada.
Doenças e Pragas
Apesar de ser uma planta geralmente resistente, a hortênsia também pode enfrentar alguns problemas, tanto relacionados a fatores externos quanto a cuidados inadequados. Por exemplo, quando a planta é regada com água que contém calcário, as folhas tendem a amarelar: para resolver o problema, você pode simplesmente começar a irrigá-la usando água da chuva. Quaisquer doenças fúngicas, indicadas pela presença de pequenas manchas amareladas nas folhas, podem, por sua vez, ser causadas por quantidades excessivas ou insuficientes de água. Entre os animais que podem atacar a planta, você deve temer a cochonilha e os ácaros vermelhos, que podem amarelar as folhas e causar sua queda.